Telefone Geral: (31) 3241.4597 | sicoobcecref@sicoobcecref.coop.br

Como se livrar das dívidas

Publicado em: 29 de março de 2022


Já falamos muito por aqui sobre a importância da educação financeira nas nossas vidas. E nunca é demais reforçar. No Brasil, o número de pessoas inadimplentes e que não têm controle dos próprios gastos é muito alto, e é preciso mudar nossa mentalidade e enraizar na nossa cultura o aprendizado sobre finanças e o desejo de investir. No artigo de hoje, vamos apresentar alguns tópicos sobre isso. 

Faça orçamentos

Precisa muito comprar algo? Que tal começar a pesquisar e fazer orçamentos? Procure diferentes lojas e marcas, faça a conta e busque o melhor custo- beneficio para você. 

Aprenda a dizer “não”

Palavrinha difícil de ser dita, mas que deve começar a fazer parte do seu dia a dia. Exercite-a sempre. Questione-se e aprenda a dizer “não” para as suas vontades. 

Esse é um caso de necessidade? Eu preciso mesmo desse produto? Tenho condições de pagar por ele? Se as respostas para esses questionamentos forem não, controle-se e fuja da loja. 

Economize e comece a investir

Depois de ter colocado sua vida financeira em dia, é hora de começar a investir. Que tal separar um valor por mês para essa demanda? 

O Recibo de Depósito Cooperativo, ou RDC, é um investimento em renda fixa com rentabilidade e liquidez diárias, que pode ser pré ou pós-fixado. Escolha RDC Curto, se você sabe o prazo de resgate do dinheiro, ou RDC Longo, se deseja fazer resgates parciais dos seus recursos.

Confira as vantagens:

  • Quanto mais você investe, melhor é a remuneração da sua aplicação e maior é a sua participação nos resultados da sua cooperativa;
  • Alíquotas do IR decrescentes, de acordo com o tempo de aplicação;
  • Aplicações garantidas pelo FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) até o valor de 250 mil reais por CPF ou CNPJ;
  • Promove o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

Mantenha o controle dos gastos

Organize suas contas e tenha controle sobre elas. Aqui no blog já falamos sobre formas simples e eficientes de fazer o controle. Você pode ler em https://sicoobcecref.coop.br/blog/financas/educacao-financeira-comece-2022-com-a-vida-financeira-em-dia/

Diminua as despesas 

Outro problema comum do brasileiro é sempre gastar mais do que recebe. Vamos mudar isso? Elimine maus hábitos. Diminua seus gastos com delivery. E que tal dar preferência ao ônibus em vez dos aplicativos?  Outras despesas que podem ser repensadas são as assinaturas de streaming, TV e telefone. São pequenas coisas que podem fazer diferença na hora de fechar o mês. 

Gostou das nossas dicas? Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens. E se você ainda não é um associado, venha fazer parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Ceará, 195 - conj. 901 - Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-310 | CNPJ: 19.402.130/0001-89

Garden - Consultoria e Marketing