Telefone Geral: (31) 3241.4597 | sicoobcecref@sicoobcecref.coop.br

Dicas de como fazer um bom uso do 13° salário

Publicado em: 27 de outubro de 2021


O 13° salário foi instituído no Brasil através da Lei 4.090, em 1962, no governo de João Goulart, após forte pressão dos sindicatos trabalhistas. Ele divide opiniões. Alguns especialistas defendem que o 13° é um reembolso, e não uma gratificação. Mas, independentemente das diversas opiniões sobre ele, temos que concordar que é um respiro para as contas do fim de ano.

Como calcular o 13° salário

O calculo é bem simples e pode ser feito pelo próprio empregado:

  1. Divida o valor bruto do seu salário por 12;
  2. Multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados no ano até outubro (como o pagamento da primeira parcela é feito até o dia 30 de novembro, o cálculo pode ser feito apenas até o mês 10 – outubro);
  3. A metade do valor encontrado (pegue-o e divida por dois) é equivalente à sua primeira parcela;
  4. A segunda parcela (que deve ser paga até o dia 20 de dezembro) é o restante do valor com os descontos de adiantamento, INSS e IR.

Tome decisões inteligentes

Com as festas de final de ano, é comum algumas pessoas realocarem seu 13° para gastos com presentes e festas. Apesar de girar a economia, essa não é a melhor solução a longo prazo. A grande verdade é que não existe fórmula mágica ou uma resposta exata para economizar, mas algumas mudanças simples no seu dia a dia podem te ajudar a dar os primeiros passos para guardar dinheiro.

Quite dívidas

Se você faz parte dos 62,56 milhões de brasileiros com nome negativado, esse é um bom momento para quitar suas dívidas. Dê prioridade às contas com maiores juros, como, por exemplo, o cheque especial e os cartões de crédito. Caso tenha financiamentos (imóveis, veículos e empréstimos), use para abater parcelas futuras e economizar nos juros.

Contas do início do ano

IPVA, IPTU e despesas escolares. Essas são só algumas das contas que vencem do início do ano. Reserve uma parte para garantir o pagamento dessas contas e não atolar o seu orçamento dos meses de janeiro e fevereiro.

Reserva de emergência

Parece clichê, mas imprevistos sempre podem acontecer. Uma despesa não planejada ou uma urgência médica, por exemplo. Se você não tem uma reserva de emergência, essa é a hora perfeita para criar. Prevenir é sempre a melhor solução.

Invista

Que tal investir parte do seu 13° no Sicoob Cecref?

O Recibo de Depósito Cooperativo, ou RDC, é um investimento em renda fixa com rentabilidade e liquidez diárias, que pode ser pré ou pós-fixado. Escolha RDC Curto, se você sabe o prazo de resgate do dinheiro, ou RDC Longo, se deseja fazer resgates parciais dos seus recursos.

Confira as vantagens:

  • Quanto mais você investe, melhor é a remuneração da sua aplicação e maior é a sua participação nos resultados da sua cooperativa;
  • Alíquotas do IR decrescentes, de acordo com o tempo de aplicação;
  • Aplicações garantidas pelo FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) até o valor de 250 mil reais por CPF ou CNPJ;
  • Promove o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

E a diversão? Onde fica?

Sabemos que, ao longo desse artigo, você se fez essa pergunta. Passamos por momentos tão difíceis nos últimos dois anos, que quando as coisas vão tomando sua normalidade, queremos celebrar e presentear as pessoas que amamos. E você pode fazer isso. Separe até 20% para as festas e presentes. Busque soluções inteligentes e gaste com sabedoria. E não se esqueça: conte com o Sicoob Cecref para te auxiliar na sua vida financeira e tomar as melhores decisões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Ceará, 195 - conj. 901 - Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-310 | CNPJ: 19.402.130/0001-89

Garden - Consultoria e Marketing